Brasília
Hoje
26ºC
19ºC
Amanhã
25ºC
19ºC
IBOVESPA | 0,75% (122.102,15 pontos)
Crescimento do mercado brasileiro e inovação nos sabores mostram diversidade de ingredientes
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 11/12/2024
O Brasil ocupa o terceiro lugar no consumo global de cerveja, com 14,932 milhões de quilolitros, o equivalente a 7,8% do total mundial, segundo o Relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings.
O mercado de cervejas sem álcool também cresce rapidamente no país, com um aumento de 37% em 2023 em relação ao ano anterior, alcançando 290 milhões de litros.
Nos últimos anos, as preferências dos consumidores mudaram, ampliando a demanda por cervejas aromatizadas, que incluem ingredientes além dos quatro básicos: água, cereais, lúpulo e fermento. Essa inovação permite sabores complexos, que variam de acordo com a combinação de ingredientes e os processos de produção.
O lúpulo é essencial no aroma e sabor da cerveja, mas parte de seus compostos aromáticos é perdida durante a produção. Para compensar, muitas cervejarias combinam diferentes variedades de lúpulo ou recorrem a outros ingredientes, como frutas, especiarias, mel e café, criando perfis únicos.
Ainda, o sabor da cerveja pode ser influenciado por fatores como fermentação, armazenamento e exposição à luz ou oxigênio, o que destaca a importância de um controle cuidadoso para atender às expectativas dos consumidores.