Brasília

-

Hoje

27ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

18ºC

IBOVESPA | 0,21% (135.015,89 pontos)

A importância dos aromas na produção de alimentos

O segredo dos sabores irresistíveis: a importância dos aromas nos refrigerantes

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 13/07/2023

Os aromas desempenham um papel fundamental na indústria alimentícia, conferindo e intensificando os sabores e aromas dos alimentos. Estudos recentes revelam que as características sensoriais, especialmente o aroma, exercem um efeito significativo na escolha dos consumidores, tornando-se um parâmetro essencial no desenvolvimento de produtos alimentícios.

De acordo com a Anvisa (2022), os aromatizantes são classificados como aditivo alimentar, que é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.

Existem três categorias principais de aromas: naturais, sintéticos idênticos aos naturais e artificiais. A diferença entre eles reside no método de obtenção. Os aromas naturais e sintéticos idênticos aos naturais são derivados de compostos naturais, enquanto os aromas artificiais são sintetizados e não foram identificados em produtos de origem animal ou vegetal.

Com o desenvolvimento tecnológico na área de alimentos, os aromas assumiram a função de melhorar a qualidade sensorial dos alimentos. Grande parte do sabor de um alimento é diretamente influenciado pelo seu aroma. O uso dos aromas é diferente do uso dos outros aditivos, já que ao contrário destes, precisam ser notados, pois são responsáveis pela caracterização do sabor do produto a ser ingerido.

Na produção de refrigerantes os aromas são cuidadosamente selecionados e formulados para proporcionar perfis de sabor distintos e atraentes. Eles são responsáveis por transmitir características sensoriais específicas, como notas frutadas, cítricas, herbais ou especiarias, que contribuem para a identidade e diferenciação dos produtos no mercado.

No desenvolvimento de novos produtos, incluindo as bebidas, o estudo dos aromas e a sinergia deles com os outros ingredientes da formulação se torna um requisito importantíssimo, pois o consumidor precisa identificar as características do sabor informado no produto consumido.