Brasília

-

Hoje

30ºC

17ºC

Amanhã

29ºC

18ºC

IBOVESPA | -0,37% (127.128,06 pontos)

A relação entre a sustentabilidade e a competitividade no mercado atual

Consumidores demandam esforços sustentáveis da indústria de alimentos e bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 11/02/2025

A integração de práticas de fornecimentos sustentáveis dentro da indústria de alimentos e bebidas é, atualmente, uma necessidade estratégica. Pesquisas apontam que consumidores estão buscando empresas que prezam pela transparência, práticas éticas e administração ambiental e, que a forma como os fabricantes abordam a sustentabilidade é decisivo na hora da compra.

Isso está intrinsecamente relacionado com a imagem da marca e com a fidelidade dos clientes. Estabelecer um laço de confiança entre a empresa e o público depende de como a marca apresenta de forma transparente seus esforços sustentáveis, ganhando respeito e engajamento no processo. 

Essa dinâmica pode ser observada a nível mundial. Segundo um relatório da Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, 73% dos consumidores ao redor do mundo estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Já uma pesquisa da Cone Communications aponta que 88% dos consumidores afirmam que permaneceriam fieis a uma empresa que apoiasse questões sociais ou ambientais. 

Nesse sentido, as práticas de fornecimentos sustentáveis não só garantem a fidelidade dos clientes, como também fortalecem a cadeia produtiva e aumentam a qualidade e inovação da marca. Outra vantagem é a diminuição dos riscos relacionados à escassez de recursos e regulamentações ambientais, garantindo maior segurança e estabilidade. 

A adoção de outras práticas como a economia circular e embalagens sustentáveis, junto da implementação de novas tecnologias, podem também colaborar para a melhora tanto da eficiência quanto da imagem da marca.