Brasília

-

Hoje

28ºC

20ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,17% (124.171,15 pontos)

Afrebras 15 anos: Fábricas destacam empenho da entidade na luta por justiça

Donos de bebidas afirmam que associação ajuda na sobrevivência e garantia de representatividade

Por Braian Bernardo| 23/04/2020

Executivos de bebidas agradeceram, nesta quinta-feira (23), o empenho da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) na luta por igualdade tributária e concorrencial do setor no Brasil. Ao Portal de Bebidas Brasileiras, os executivos destacaram que a entidade garante representatividade às pequenas e médias indústrias de refrigerantes. A Afrebras completa 15 anos no próximo sábado (25).

No ano de 2005, em busca de um cenário mais justo para o setor de bebidas no Brasil, os fabricantes de refrigerantes nacionais reuniram-se em Curitiba (PR). A mobilização foi de suma importância na luta contra o oligopólio de mercado do setor, o qual se mantém nas mãos de apenas três grandes corporações de bebidas. Desta reunião, surgiu a Afrebras que, desde então, vem sendo a voz dos fabricantes de refrigerantes nacionais no setor de bebidas.

‘Graças a Afrebras, estamos vivos no mercado’

O diretor da indústria Refrigerantes São Carlos, Tiago Carelli, destaca que o papel da associação tem sido importante para a sobrevivência de pequenos e médios fabricantes de bebidas. “Nossa empresa completa 70 anos de existência em 2021. Graças a Afrebras, seguimos trabalhando e estamos vivos no mercado de bebidas”, diz Carelli. A fábrica fica em São Carlos, a cerca de 240 quilômetros de São Paulo.

Tiago ressalta que a entidade é sinônimo de esperança de dias melhores para os pequenos fabricantes do setor. “Nós sabemos da árdua luta em relação às grandes empresas e contra o lobby. A Afrebras nos cria uma expectativa de futuro. Às vezes a luz no fim do túnel é bem fraca, mas pelo menos sempre há”, assevera o diretor da Refrigerantes São Carlos, indústria que recebeu ouro em uma das categorias do conscurso Os Melhores Sabores do Brasil, promovido pela entidade.

A Afrebras fortalece cada vez mais a sua luta destemida contra grandes multinacionais de bebidas instaladas na Zona Franca de Manaus, como Coca-Cola, Ambev e Heineken. Essas empresas recebem incentivos fiscais concedidos pelo governo, distorcem o mercado e prejudicam a competitividade das indústrias regionais do Brasil.

‘Afrebras nos deu representatividade’

“O setor de bebidas pode ser dividido em ‘antes e depois’ da Afrebras. Uma das grandes conquistas da associação foi o início das participações de pequenas e médias empresas de refrigerantes nas decisões de superiores”, destaca o diretor da indústria Refrigerantes Devito, Antônio Marcos Devitto. A empresa fica em Catanduva, a cerca de 380 quilômetros de São Paulo.

“Antes, os pequenos fabricantes gritavam e tinham pouco resultado nas esferas superiores. Era difícil sermos vistos individualmente”, relembra Devitto. “A criação da entidade aglutinou essa luta e, com o tempo, conseguimos ser vistos”, agradece o diretor.