Brasília
Hoje
28ºC
19ºC
Amanhã
28ºC
19ºC
IBOVESPA | -0,77% (118.856,48 pontos)
A água é o componente principal de um refrigerante, fazendo parte de 87% a 99% da bebida. É tão importante que tem uma data dedicada só a ela: 22 de março – Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar sobre o uso e manuseio correto desse recurso fundamental, que garante a existência da vida.
Essencial para a fabricação de alimentos e bebidas, a água deve ser valorizada e tratada com cuidado. Um copo de 200 ml de refrigerante é composto por 87% a 99% de água, se tornando o ingrediente primário e principal das bebidas gaseificadas.
Estima-se que mais de 200 doenças podem ser transmitidas pela água, entre elas a cólera, dengue, leptospirose e amebíase, portanto, ela deve ser manipulada com muito cuidado. Nas indústrias, o controle de qualidade deve ser feito seguindo vários aspectos diferentes, como físicos, que incluem cor, odor, turbidez e sabor; químicos, como pH, sílica, gases, íons e dureza; e aspectos microbiológicos.
Por mais incrível que pareça, a água apresenta diferentes caráteres gustativos dependendo de seu manuseio e tratamento, por isso, no Brasil, existe um padrão de portabilidade, descrito nas portarias n° 518/2004 e n° 2914/2011 do Ministério da Saúde, que deve ser seguido com rigor para que a produção de bebidas siga corretamente os cuidados que a água deve receber antes de ser consumida em um refrigerante.