Brasília

-

Hoje

26ºC

18ºC

Amanhã

26ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,24% (130.340,92 pontos)

As oportunidades do e-commerce para a indústria de alimentos e bebidas

A compra de alimentos e bebidas são 3,93% das venda digitais brasileiras

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 28/10/2024

A indústria de alimentos e bebidas observou nos últimos anos um crescimento do e-commerce, principalmente após o período da pandemia. Com isso, muitos fabricantes têm direcionado seus investimentos para garantir a competitividade dentro das plataformas digitais. 

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) apontam que em 2023 as compras online do segmento somaram  R$7,29 bilhões, uma alta de 16,6% quando comparado com os resultados de 2022. Ao todo, as compras de alimentos e bebidas correspondem a 3,93% das vendas digitais do Brasil.

Além de garantir um espaço dentro das plataformas, especialistas afirmam que as empresas devem focar em estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Entre elas está tentar  replicar parte das compras por impulso típicas do varejo físico. 

Também é preciso explorar as potencialidades do ambiente digital, entre elas está a possibilidade de apresentar novos produtos do portfólio e entender a jornada de compra dos consumidores.

A perspectiva é que o e-commerce continue a crescer e que o segmento de alimentos e bebidas. Na análise do Sebrae, a inovação e as estratégias para manter a frequência de compras são as chaves para a consolidação da nova modalidade.