Brasília

-

Hoje

26ºC

20ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,65% (127.690,62 pontos)

Bebidas Rinco fortalecem sua marca em 220 municípios goianos

Empresa começou após cinco agricultores se reunirem no interior em busca de um sonho

Por Cleomar Almeida| 03/09/2019

A indústria de bebidas Rinco (Rio Verde Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Bebidas Ltda) mantém o raio de sua produção e comercialização especificamente no Estado de Goiás, alcançando 220 municípios. A primeira e única sede da indústria se localiza no município de Rio Verde, a cerca de 200 quilômetros de Goiânia.

A empresa foi fundada em 12 de outubro de 1993, quando cinco agricultores se reuniram no interior de Goiás e idealizaram a entrada no mercado em um momento que consideraram propício para a fabricação e distribuição de refrigerantes. Do grupo inicial de fundadores, o único sócio que permanece é Leonel Deus. Em cinco anos de existência da empresa, a produção se expandiu.

A tradição é um dos pontos focais no cotidiano de trabalho da Rinco. O quadro geral de funcionário já totaliza 100 e todos passam por uma capacitação de forma a valorizar o trabalho e mantê-los fiéis a empresa. “Pelo menos 30% dessa força de trabalho são funcionários que se encontram na empresa a mais de 20 anos” afirma Guilherme Peixoto Soares, o diretor executivo da empresa.

O nome jurídico da empresa é Rio Verde Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Bebidas Ltda, mas, após muitas discussões para uma simplificação do nome, os sócios encontraram o nome Rinco. É um trocadilho com a junção do R de Rio Verde, In de Indústria e Co de comércio.

Linha de produtos

De acordo com a diretoria, a Rinco sempre busca a inovação, tanto nas técnicas de produção quanto nas atualizações de imagens de seus produtos. “O objetivo, na verdade, é inovar no desenvolvimento de novas técnicas e produtos para se manter no mercado como uma produtora local de refrigerantes”, diz o diretor executivo.

Com toda a produção e distribuição própria, a empresa tem como foco a sua linha de refrigerantes, disponível nos sabores guaraná, laranja, limão e cola. Além disso, foram produzidos refrigerantes livres de açúcar e calorias, destinados ao consumo mais saudável. A linha zero tem o mesmo sabor e qualidades dos produtos tradicionais e está acessível a pessoas diagnosticadas com diabetes.

Entre outros produtos idealizados pela Rinco estão a Água Mineral Natural Rinco, colocada no mercado no ano de 2003, e o repositor energético Rinkito, bebida rica em vitamina C e feita com sabor das frutas laranja, limão e tangerina.

Adaptação ao mercado

Se adaptar rapidamente às tendências do mercado sempre foi uma das prioridades da indústria goiana. A primeira linha de produção de seus refrigerantes foi baseada nos produtos engarrafados em embalagens de vidros, que são retornáveis e disponibilizadas nos volumes de 190ml  e 600ml.

Com o crescimento do uso embalagens plásticas descartáveis no mercado, a Rinco adaptou o desenvolvimento de sua produção para adotar essa prática e também produzir refrigerantes no volume de 2 litros.