Brasília

-

Hoje

27ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

18ºC

IBOVESPA | 0,21% (135.015,89 pontos)

Como é feito o refrigerante?

Mergulhe nos bastidores da indústria dos refrigerantes e descubra como são feitos

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 21/07/2023

Os refrigerantes são uma das bebidas mais populares e consumidas em todo o mundo, presentes em quase todas as geladeiras e prateleiras de supermercados. Mas você já se perguntou como essas deliciosas e borbulhantes bebidas são produzidas? Nesta matéria, mergulhamos no processo de fabricação do refrigerante para desvendar os segredos por trás dessa indústria milionária.

Formulação da Receita: A primeira etapa na fabricação de refrigerantes é a formulação da receita. As principais empresas de refrigerantes mantêm suas fórmulas a sete chaves, guardando o segredo de seus sabores característicos. Os principais ingredientes presentes na maioria dos refrigerantes são água carbonatada, açúcar ou adoçantes, ácido cítrico ou fosfórico (para dar acidez), aromas naturais e/ou artificiais e corantes.

Preparação da Solução de Concentrado: Uma vez determinada a receita, é hora de preparar a solução de concentrado, que é a base do refrigerante. Os ingredientes são combinados em quantidades precisas e misturados em grandes tanques. Esse concentrado, muitas vezes chamado de xarope, é altamente concentrado em sabor e é transportado para as fábricas de refrigerantes ao redor do mundo.

Carbonatação: A carbonatação é o que dá a característica borbulhante ao refrigerante. Água é introduzida em grandes tanques e, em seguida, o dióxido de carbono é injetado sob pressão. O gás dissolvido na água forma as bolhas de gás que sentirão ao abrir uma garrafa ou lata de refrigerante.

Mistura e Envase: Agora é a hora de juntar todos os ingredientes. O concentrado preparado previamente é combinado com a água carbonatada e outros ingredientes, como corantes e conservantes, para criar o produto final. Essa mistura é enviada para as linhas de envase, onde é embalada em garrafas, latas ou outros recipientes.

Inspeção e Controle de Qualidade: Antes de os refrigerantes serem enviados para o mercado, eles passam por rigorosos controles de qualidade e inspeção. As empresas garantem que cada lote esteja dentro dos padrões estabelecidos para sabor, carbonatação, cor e segurança. A higiene do processo de fabricação também é verificada para evitar qualquer contaminação.

Distribuição e Comercialização: Com o selo de qualidade, os refrigerantes são embalados em paletes e distribuídos para os mercados e lojas ao redor do mundo. Grandes fábricas de refrigerantes têm centros de distribuição estratégicos para garantir que seus produtos estejam disponíveis em praticamente todos os lugares.

O processo de fabricação do refrigerante é uma combinação de ciência, tecnologia e segredos comerciais. As receitas guardadas a sete chaves e a qualidade consistente dos produtos são os segredos do sucesso das grandes marcas de refrigerantes. Portanto, na próxima vez que você saborear um gole dessa bebida refrescante, lembre-se de toda a complexidade por trás da produção deste líquido borbulhante que conquistou o mundo.