Brasília
Hoje
26ºC
19ºC
Amanhã
26ºC
18ºC
IBOVESPA | 1,74% (129.125,51 pontos)
Conheça principais tendências de comportamento que impulsionam mercado de alimentos
Por Fispal Tecnologia Digital| 10/12/2019
O comportamento do consumidor está muito diferente do que era há alguns anos. Para você ter uma ideia, mais de 85% dos brasileiros leem os rótulos de informações nutricionais de alimentos e bebidas, de acordo com pesquisa da Tate & Lyle.
Esta mudança está sendo impulsionada por alguns fatores, como a facilidade de acesso à informação e a busca por um estilo de vida mais saudável.
Portanto, mais do que nunca, o rótulo dos alimentos é de extrema importância para posicionar a marca e aumentar a sua saída no ponto de venda.
Será que você está atento ao novo comportamento do consumidor e, mais importante, sabe como usá-lo a favor da empresa?
O Brasil já ocupa a quarta posição no ranking global de consumo de alimentos saudáveis, de acordo com a Euromonitor. O país movimenta US$ 35 bilhões por ano dentro do mercado, sendo que, nos últimos cinco anos, o setor de alimentos e bebidas saudáveis cresceu cerca de 12,3% ao ano. Para 2019, a previsão é que o crescimento chegue a 50% e movimente R$ 110 milhões.
É importante dizer que o segmento de alimentos saudáveis conta com alguns setores de maior destaque, como os de alimentos com matéria-prima de origem vegetal, com rótulo “limpo” e sem a adição de ingredientes considerados pouco saudáveis ou que geram alergias, como glúten, açúcar, aditivos químicos e leite de vaca.
Além disso, os alimentos que focam na saúde ocuparam quatro de dez posições do ranking “10 Macro Trends” da revista norte-americana Forbes. A lista reúne as principais tendências em alimentos e bebidas para os próximos anos.
A Revista ainda apontou o crescimento de um grupo de consumidores chamado de “flexitarianos”. São pessoas que estão reduzindo o consumo de produtos com origem animal, mas ainda permitem algumas exceções. Ainda assim, o comportamento do consumidor deste grupo deve impulsionar o crescimento da alimentação baseada em vegetais nos próximos anos.
Em meio às estas novas tendências, impulsionadas pelo novo comportamento do consumidor, alguns itens são mais procurados nos rótulos dos alimentos. Entre eles, a quantidade de açúcares aparece como a informação mais buscada, por cerca de 64% dos consumidores ao ler os rótulos.
A atenção à quantidade de açúcares, inclusive, abre as portas para produtos com substitutos naturais à base de plantas. Aqui, a pesquisa da Tate & Lyle indicou que cerca de 84% dos consumidores brasileiros e mexicanos aceitam estes substitutos como forma de controlar o teor de açúcar em suas dietas, mas sem que isso impacte no sabor.
Depois do açúcar, os ingredientes mais procurados pelos consumidores nos rótulos são as calorias, carboidratos e o sódio.
A pesquisa ainda revelou que 78% dos consumidores brasileiros e mexicanos reduziram a ingestão de bebidas adoçadas convencionais. Sendo que 54% deles deseja beber produtos mais saudáveis e 52% querem diminuir o risco de diabetes.
Vale dizer que este novo comportamento do consumidor ainda o faz entender que a adição de fibras melhora a saudabilidade de um produto. Para você ter uma ideia, nos Estados Unidos, 51% dos consumidores acreditam que bebidas com abordagens focadas na redução de açúcar e/ou calorias e com ingredientes de fibra são mais saudáveis que aquelas com baixa calorias/açúcar, mas sem fibras.
Ainda nas bebidas, a estévia é um dos substitutos de açúcar natural com maior destaque. De acordo com a pesquisa, 58% dos consumidores no Brasil e no México provavelmente comprarão um produto se virem extrato de estévia no rótulo.
Além da parte informativa técnica, portanto, é importante que os rótulos dos alimentos enfatizem as características que comprovem que o produto é mais saudável ou natural.
Assim, é possível alinhar o discurso da empresa ao novo comportamento do consumidor e potencializar ainda mais as embalagens como um forte argumento de venda no PDV.