Brasília
Hoje
26ºC
14ºC
Amanhã
27ºC
15ºC
IBOVESPA | 0,32% (139.636,40 pontos)
Na última quarta-feira, 03 de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil tomou a decisão de cortar a taxa Selic, que representa os juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, estabelecendo-a em 12,25% ao ano.
Esta redução levou a taxa Selic ao seu nível mais baixo desde maio de 2022, quando estava fixada em 11,75% ao ano. É importante destacar que a escolha de baixar a taxa foi unânime entre os membros do Copom e representa o terceiro corte consecutivo de juros, todos com reduções de 0,5 ponto percentual.
Em um comunicado oficial, o Copom explicou que a economia internacional demanda maior atenção e cautela dos países emergentes no que diz respeito à redução das taxas de juros. O comunicado enfatizou que o cenário global se tornou adverso devido ao aumento das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos, à persistência da inflação em níveis elevados em vários países e a novas tensões geopolíticas.
Além disso, o Copom reiterou a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para ancorar as expectativas de inflação e orientar a política monetária. O comunicado do Copom afirmou que “O Comitê reforça a importância da firme perseguição dessas metas”.
Nos últimos dias, houve um aumento na discussão sobre a possibilidade de alterar a meta de eliminar o déficit das contas públicas até 2024.
Foto: Agência Brasil.