Brasília

-

Hoje

27ºC

17ºC

Amanhã

27ºC

16ºC

IBOVESPA | 0,05% (135.133,88 pontos)

Economia circular deve crescer 6,8% até 2034 na indústria global de bebidas

Refrigerantes carbonatados lideram o ranking sustentável do setor

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 02/05/2025

A projeção de crescimento da economia circular na indústria global de bebidas é de 6,8% até 2034. Os dados são de um relatório da InsightAce Analytic, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

O termo economia circular se refere a um sistema sustentável que foca na redução de desperdícios e na maximização da eficiência de recursos, fugindo do tradicional “extrair-produzir-descartar”. 

Na prática impacta diretamente no modo como os produtos são produzidos, embaçados e consumidos. Ao mesmo tempo representa uma série de vantagens para a indústria de bebidas. 

Do ponto de vista ambiental, diminui a poluição plástica, a pegada de carbono e a dependência de materiais virgens. Já do ponto econômico, economiza custos com materiais e descarte de resíduos, cria novas fontes de receita por meio da valorização de resíduos e promove a inovação.

Os refrigerantes carbonatados lideram o crescimento da economia circular no setor de bebidas, principalmente devido ao uso de embalagens mais sustentáveis, o que inclui as recarregáveis, recicláveis e as compostáveis. 

Outros fatores que impulsionam a sustentabilidade na indústria são a demanda dos consumidores por produtos ecologicamente corretos e a regulamentações mais rigorosas ao redor do mundo. 

Contudo, o estudo também apontou que limitações na infraestrutura de reciclagem e o custo de materiais e tecnologias sustentáveis, especialmente para empresas menores, podem retardar a adoção generalizada.