Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

18ºC

IBOVESPA | 1,34% (132.216,06 pontos)

Economia global deve desacelerar 2,3%, afirma agência comercial da ONU

A grande incerteza e instabilidade afetam o desenvolvimento mundial

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 22/04/2025

A economia global deve desacelerar em 2,3% segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). O principal motivo por trás do comportamento é a grande instabilidade do mercado externo e o clima de incerteza que domina os empresários ao redor do mundo. 

O Índice de Incerteza da Política Econômica atingiu seus níveis mais altos deste século no início do ano. A grande volatilidade das relações comerciais gera uma turbulência financeira que atinge diferentes ramos da economia, inclusive no Brasil.

Alguns especialistas consideram que o ano de 2025 entrará para história ao lado de outras crises mundiais como a de 1929, 2008 e de 2020. Contudo, vale ressaltar que é apenas o quarto mês do ano e os analistas consideram muito difícil definir o futuro da economia. 

Por conta disso, fabricantes e investidores estão adiando decisões, reavaliando estratégias da cadeia de suprimentos e intensificando os esforços de gestão de riscos.

A UNCTAD avalia que o melhor caminho para retomar as rédeas da situação é estabelecer diálogos e negociações. Em um relatório divulgado sobre o tema, a entidade lista algumas ações emergenciais como fortalecer a coordenação de políticas regionais e internacionais; aumentar a cooperação multilateral; buscar o reequilíbrio das prioridades fiscais e alinhar as políticas fiscais, monetárias e industriais com os objetivos de desenvolvimento de longo prazo.