Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,33% (124.740,69 pontos)

Entenda qual função das auditorias para segurança dos alimentos

Tratam-se de alguns requisitos obrigatórios das normas reconhecidas pelo GFSI

Por Blog Qualis 22| 27/12/2019

Sabemos que atualmente, comprometer-se com a qualidade e buscar maneiras de garantir ao consumidor essa preocupação em entregar produtos e serviços de alto padrão, não é uma opção, e nem mesmo um diferencial, é uma necessidade. Logo, submeter-se a auditorias é o melhor caminho para garantir o posicionamento da marca e evitar riscos e não conformidades. O papel das auditorias neste sentido, é garantir a eficácia dos processos internos e sua conformidade com normas e exigências internas e externas.

Quando falamos em indústria de alimentos, este tema fica ainda mais sério. Ao entrarmos neste segmento, a qualidade deixa de ser o único quesito central e abre espaço para um assunto chamado segurança dos alimentos. Uma falha, pode significar um impacto mínimo ou pode agredir a saúde de um cliente. Logo, todo cuidado ainda é pouco. Neste caso especifico, as auditorias são também fundamentais para as indústrias, por se tratarem de um requisito obrigatório das normas de Segurança de Alimentos reconhecidas pelo GFSI.

O que são e para que servem as auditorias

As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, e no caso da indústria alimentícia, são grandes aliadas da segurança dos alimentos. Ainda há quem diga que se trata apenas de mais burocracia. Bom, eu diria que se trata de oportunidades periódicas de rever todos os processos, corrigir falhas, identificar possíveis riscos, implantar melhorias e medir resultados.

Tudo depende da cultura que é instaurada na organização, da definição clara de metas e um planejamento coerente e detalhado para que os insights da auditoria desencadeiem planos de ação que realmente façam sentido e gerem melhorias nos processos internos.

Tanto as auditorias internas, como também as auditorias externas, são extremamente importantes para uma organização comprometida com seus resultados e preocupada com a sua imagem perante o consumidor.

Principais benefícios das auditorias na indústria de alimentos

As auditorias, como já dito, tem papel fundamental na indústria de alimenstos, dentre seus principais benefícios podemos citar:

Garantia da segurança dos alimentos

De um lado temos as auditorias internas, que quando bem planejadas e executadas auxiliam na identificação de pontos que necessitam de melhorias e/ou ações corretivas. Por outro lado, temos as externas, que capacitam (ou não) a organização a se certificar nas principais normas do setor alimentício.

Cumprimento de requisitos

A única forma de conquistar as certificações que todos almejam e obter confiança diante de fornecedores e clientes é passando pelas auditorias, já que se trata de uma exigência das principais normas de segurança dos alimentos

Equipe comprometida com as melhores práticas

A prática de auditorias influencia, e muito, a cultura interna da empresa. Podemos dizer que é uma ótima forma de incentivar uma mentalidade baseada em riscos e o comprometimento em executar os processos de maneira correta. Visando manter o padrão de qualidade e garantir a segurança dos alimentos.

Identificar possíveis melhorias e determinar as melhores ações para resolução de problemas

Durante as auditorias um “pente fino” é passado, para que as não conformidades e possíveis riscos sejam identificados e um plano de ação seja traçado para sua correção (ações corretivas). Isso é essencial para manter um sistema de gestão que garante a segurança de alimentos e que está em constante processo de melhoria e inovação.

Relatórios de auditorias que auxiliam a tomada de decisões

Em uma empresa, o que não faltam são documentos, não é mesmo? Mas será que esses documentos estão guardando informações realmente relevantes? Estão sendo utilizados como deveriam?

Podemos dizer que uma das informações documentadas que não podem ser descartadas são os relatórios de auditorias. Isso porque eles servirão como um guia para planejar as ações necessárias diante de tudo que foi detectado. Sem contar que também são documentos importantes para identificar se as ações necessárias estão realmente sendo efetuadas e se os problemas relatados foram resolvidos.