Brasília

-

Hoje

31ºC

18ºC

Amanhã

31ºC

19ºC

IBOVESPA | -1,25% (130.259,54 pontos)

Gerenciamento de dados e seus benefícios para a indústria

Prática melhora eficiência e qualidade de serviços e produtos

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/03/2025

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 69% das empresas industriais brasileiras utilizam pelo menos uma tecnologia digital. Neste ambiente cada vez mais tecnológico e complexo, o gerenciamento de dados se torna parte importante para a organização da produção.

O conceito se refere a um conjunto de práticas que visam maximizar o potencial dos dados digitais enquanto ativos de negócios. Assim, envolve a coleta, armazenagem e preparação dos dados para uso de forma eficiente, precisa e dentro das regulamentações e normas.  

Na prática, contribui para a tomada de decisões pois apresenta um olhar mais amplo e aprofundado das situações. Dessa forma garantem uma maior segurança e espaço para inovações e mudanças.

Para a indústria de alimentos e bebidas, o gerenciamento de dados pode contribuir para o controle de riscos,diminuindo as necessidades de recall e contribuindo para o controle dos processos da produção. Os erros são rapidamente identificados, fazendo com que a qualidade dos produtos e serviço aumente. 

Ferramentas e softwares se tornam indispensáveis para esse processo, pois ajudam a controlar o fluxo de informações, fornecendo a infraestrutura necessária. Ao mesmo tempo, o acompanhamento de um especialista também se faz necessário para analisar e interpretar os resultados.

Portanto, o gerenciamento de dados se torna um instrumento estratégico diante da realidade cada vez mais tecnológica que a indústria enfrenta, contribuindo para o controle de processo e melhor aproveitamento dos recursos em diversos segmentos.