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A operação dentro da indústria de alimentos e bebidas envolve produtos sensíveis e perecíveis que demandam uma maior atenção quando o assunto é segurança. A principal preocupação é manter a qualidade ao longo de toda cadeia produtiva, e para isso o gerenciamento de risco é essencial.
O gerenciamento de risco envolve uma série de cuidados baseados nos padrões de segurança determinados por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na prática, significa estabelecer uma série de protocolos de avaliação, controle e comunicação para solucionar possíveis problemas.
A cadeia de suprimentos é um ponto que demanda uma atenção especial, pois existem algumas etapas que são mais suscetíveis a problemas específicos. Assim, a análise deve levar em conta todas as fases, incluindo os fornecedores, a logística e o destino final da mercadoria.
Analistas consideram que as principais dificuldades dos fabricantes são questões envolvendo fornecedores, sistemas de distribuição, cumprimento de prazos pré-estabelecidos, matérias-primas fora das especificações, falta ou excesso de estoque, gestão do armazenamento, entre outros.
Dois conceitos importantes da área são o “food fraud” e “food defense”. Enquanto o primeiro diz respeito a atos intencionais de adulteração, substituição ou falsificação de produtos para ganho econômico, o segundo faz referência a medidas para proteger a cadeia de suprimentos de produtos contra ameaças intencionais, como bioterrorismo e sabotagem.
As principais ações de “food fraud” são a troca de ingredientes de alta qualidade por alternativas mais baratas, informações enganosas em embalagens, mistura de um produto puro com substâncias mais baratas e a falsificação de produtos.
Já as principais ações de combate a fraudes e que podem contribuir para o gerenciamento de riscos são: realizar testes laboratoriais para verificar a composição e a autenticidade dos produtos, implementar auditorias internas e externas de forma contínua ajuda a revisar processos de produção e cadeias de suprimento, usar tecnologias de rastreamento, investir no treinamento de funcionários e compartilhar informações e desenvolver melhores práticas de detecção e prevenção de fraudes .
O gerenciamento de risco não só beneficia o fabricante em si, como também fortalece a integridade do mercado e protege os consumidores.