Brasília

-

Hoje

26ºC

15ºC

Amanhã

26ºC

15ºC

IBOVESPA | 0,02% (133.515,81 pontos)

Inflação: IPCA de maio é menor que o mês anterior

Índice que mede inflação sugere que o ‘pior’ já passou, e previsão é de queda para próximos meses

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 10/06/2022

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou nesta quinta-feira (09/06), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O IPCA tem como função trazer os números da inflação para o mês referente, nesse caso, para o mês de maio de 2022. De acordo com o estudo, a inflação do mês de maio subiu 0,47 pontos percentuais contabilizando, assim, um total de 11,73% de inflação desde maio do ano passado. Apesar da subida, o número, na realidade, representa uma queda. Isso porque o IPCA de Abril alcançou 1,06% pontos com um acumulado de 12,13%.

Nessa premissa, o dado é inferior ao previsto por especialistas, que esperavam que o IPCA atingisse 0,60% pontos. O número otimista representa uma possível queda do índice inflacionário para os próximos meses do ano de 2022, uma vez que se acredita que a inflação já atingiu seu pico máximo em abril.

Nesse contexto, de acordo com o IBGE, o setor vestuário apresentou a maior alta nas variações, enquanto, o setor habitacional registrou a maior queda. O primeiro subiu 2,11% nesse mês de maio, ao passo que o segundo teve uma queda de -1,70%. Já o setor de alimentação e bebidas apresentou uma pequena queda de 0,48%. Faz-se necessário informar que apesar dessa queda, a inflação do setor continua subindo, o que ocorre é somente uma diminuição do quanto ela sobe.

Assim, o setor de alimentos e bebidas possui uma variação acumulada no ano de 7,56%. Essa é a maior variação acumulada de todos os setores analisados. Quanto ao peso mensal (%) dos grupos de produtos e serviços, o setor ocupa o segundo lugar, representando 21,2604% da inflação total, ficando atrás somente do setor de transportes que representa 22,1124% do total.

 

 

Departamento de Economia