Brasília
Hoje
27ºC
17ºC
Amanhã
26ºC
17ºC
IBOVESPA | 0,06% (135.092,98 pontos)
O jogo econômico ganha novas regras e momento de transição traz consigo incertezas
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 29/04/2025
O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a economia global está entrando em uma nova era. Segundo a entidade, as regras existentes estão sendo questionadas e novas devem ocupar seu lugar em um futuro próximo.
O fenômeno, que também está sendo nomeado de “reinicialização do sistema de comércio global”, deve fazer com que o sistema econômico em que a maioria dos países estava operando nas últimas 8 décadas caia em desuso. Essa transição traz consigo uma grande incertezas, que devem impactar no desempenho da economia mundial nos próximos anos.
A forma como cada país será afetado irá depender em grande medida da sua situação interna. De acordo com a Diretora Geral do FMI, Kristalina Georgieva, agora é a hora de “colocar suas próprias casas em ordem”.
Para Georgieva, a maioria dos países precisa implementar medidas fiscais resolutas com o objetivo de reconstruir o espaço político, estabelecendo trajetórias de ajuste gradual que respeitem as estruturas fiscais. O foco deve ser alcançar uma política monetária ágil e confiável.
No caso de países emergentes, como o Brasil, ela aconselha um esforço na preservação da flexibilidade cambial como amortecedora de choques. Ressalta porém que é essencial que todas as nações garantam um ambiente de cooperação.
Contudo, com base no Relatório Perspectivas da Economia Mundial, o FMI conclui que apesar das projeções de crescimento mundiais atuais sofrerem reduções significativas, isso ainda não significa uma recessão generalizada. Por isso, ainda há tempo para que os países se preparem para a onda de mudanças que está por vir.