Brasília
Hoje
26ºC
19ºC
Amanhã
25ºC
19ºC
IBOVESPA | 0,75% (122.102,15 pontos)
As celebrações de fim de ano são acompanhadas por tradições que muitas vezes estão ligadas diretamente com a indústria de alimentos e bebidas. Segundo um levantamento divulgado pela ABIMAPI em conjunto com a E-commerce Brasil, a previsão é de um aumento de 3% a 5% nas vendas de itens típicos da temporada.
As vendas do setor estão ligadas a questões afetivas. Consumidores não buscam apenas uma ceia de qualidade, e sim sentimentos de conforto e nostalgia, ligados à magia do fim de ano.
Nesse sentido, as empresas podem potencializar as características regionais de seus produtos, para estabelecer uma conexão cultural e emocional com seus clientes.
Para as bebidas em específico, o calor típico de dezembro também é um fator que pode impulsionar as vendas.
Além disso, o e-commerce também deve despontar como uma opção atrativa e fabricantes têm a oportunidade de expandir seus cardápios e público.
Outro ponto de atenção no fim de ano é a gestão de estoque e de riscos, a fim de garantir a qualidade e eficiência, além de evitar a perda de investimentos. Para isso, destaca-se a implementação de novas tecnologias na área da logística e de controle de danos.