Brasília
Hoje
26ºC
15ºC
Amanhã
27ºC
16ºC
IBOVESPA | -0,11% (139.187,39 pontos)
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 07/03/2022
A medida do Governo Federal sobre a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é positiva para o setor de bebidas. A redução diminui a carga tributária sobre o setor e auxilia no crescimento da indústria nacional.
O IPI é previsto na Constituição Federal e incide nos produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. O período de apuração é mensal. O corte linear de 25% nas alíquotas de IPI auxilia o setor industrial na aquisição de diferentes maquinários necessários para a produção.
Segundo estimativas da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2017, a carga tributária da indústria de transformação foi equivalente a 46,2% do PIB desse setor, enquanto a média da economia está em 25,2%.
Para a CNI existem três impactos diretos no setor industrial. O primeiro é a redução da carga tributária massiva do setor, a indústria de transformação é a seção mais tributada na economia.
O segundo impacto é a redução dos preços dos insumos industriais, afetados pela alta inflacionária recorrente no país. O IPP (Índice de Preços ao Produtor) foi de -0,12% em dezembro de 2021 (última divulgação da pesquisa)
O terceiro ponto é o aumento da demanda por bens industriais, com a redução da carga tributária e inflação menor sobre o preço de matéria-prima, o preço dos bens finais caí e sua demanda cresce.
A medida é um alívio para o setor que é afetado pela falta de insumos no mercado global e as altas do dólar, inflação e taxa de juros.
Entretanto, muitos economistas entendem que a situação é uma medida ótima no curto prazo e requer uma solução mais ampla, como é o caso de reforma tributária que vise um a criação de um IVA (Imposto Valor de Agregado).
.