Brasília

-

Hoje

27ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

Saiba as principais tendências sustentáveis no setor de alimentos e bebidas

Veja quais ações de sustentabilidade provocarão mudanças no setor e planeje seu 2020

Por Allonda Ambiental| 06/02/2020

O comportamento do consumidor está ditando os rumos da indústria de alimentos e bebidas. Isso porque a preocupação com a sustentabilidade e com a saúde e bem-estar são cada vez maiores e tem movimentado as empresas do ramo, que buscam se adequar às novas demandas.

Para não ficar de fora, veja quais tendências sustentáveis provocarão mudanças no setor de alimentos e bebidas e planeje seu 2020:

Embalagens sustentáveis

A tecnologia está oferecendo possibilidades de desenvolvimento sustentável para a indústria de alimentos e bebidas e as embalagens são um ponto de atenção nesse aspecto. Materiais que oferecem o mínimo de risco para o meio ambiente têm sido inseridos na indústria, oferecendo segurança para os consumidores. São embalagens que utilizam matéria-prima renovável, chamadas de pós-consumo. O que alimenta o conceito de economia circular, onde tudo é reaproveitado.

Produção de alimentos 

O consumidor está preocupado se o alimento que ele ingere é produzido de maneira consciente. Ele quer acompanhar como esse trabalho acontece e se pode confiar na marca. Nesse caso, a adoção de processos produtivos menos nocivos ao meio ambiente, que sigam as normas de órgãos reguladores e que impactem de maneira positiva a comunidade são fundamentais. Há ainda uma preocupação, quando falamos de itens animais, do bem-estar animal. A maneira como as empresas lidam com seus rebanhos também influencia no momento de compra.

Diminuição da pegada de carbono

empresas do ramo de alimentos e bebidas estão reforçando seu compromisso com a redução na emissão de gases do efeito estufa. Entre as soluções implementadas, estão a diminuição do uso de combustíveis fósseis em seus veículos de transporte e a compensação via reflorestamento. Outro fator de auxílio da redução da pegada ambiental está no desenvolvendo de um planejamento de sustentabilidade com objetivos definidos para o ano, engajando toda sua cadeia nessa missão.

Gestão da água 

Componente indispensável, a água está presente no processo produtivo e é essencial para as atividades de manutenção e limpeza. A implementação de um projeto adequado para sua gestão pode ajudar a reduzir desperdício e o custo através de sistemas de reuso. A água reutilizada pode ser aplicada em atividades como a limpeza de pisos, máquinas e equipamentos e também nos banheiros.

Geração de energia através de material orgânico

uma alternativa sustentável para os resíduos gerados está no estudo para reaproveitamento do material para geração de energia. A indústria de alimentos e bebidas possui grande carga orgânica em seus resíduos e isso pode servir como fonte de energia a partir da sua queima, por exemplo. Mais que uma tendência, esta é uma solução que pode transformar a indústria.

Muitas tendências já podem ser implementadas com a elaboração de projetos que tenham como foco a sustentabilidade. Esse é um movimento que beneficia, especialmente, as pessoas e empresas no futuro, mas que deve começar a ser implementado logo para que se possa garantir dias melhores.