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A demanda dos consumidores impulsiona desde dos clássicos refrigerantes até os inovadores mocktails
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 23/04/2025
O ano de 2025 promete dar continuidade para uma tendência que já vinha despontando no mercado nos últimos anos: o crescimento das bebidas não alcoólicas. Segundo um levantamento da Mordor Intelligence, o segmento deve apresentar uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 4,1% a 4,7% até 2028.
O grande fator por trás desse cenário é a preocupação com o bem-estar, principalmente porque opções sem álcool oferecem uma experiência sem ressaca e mais inclusiva entre familiares e amigos. O comportamento é uma herança direta da pandemia de Covid-19.
Os clássicos refrigerantes continuam a ser uma escolha popular. Em 2023, representaram cerca de 79% da produção brasileira de bebidas não-alcoólicas, o que equivale a 23 bilhões de litros. Com uma grande gama de sabores, a bebida agrada um público diverso.
No entanto, as opções alternativas de bebidas já conhecidas dos consumidores têm despontado no mercado, como gin, destilados e cervejas sem álcool. Os mocktails, coqueteis criativos sem álcool também estão se tornando populares entre os clientes, que buscam experiência sofisticada mas ao mesmo tempo confortável.
Existe ainda o ramo das bebidas funcionais, incluindo as esportivas, que teve suas vendas impulsionadas pelo aumento da busca pela prática de atividades físicas. Outro destaque são as águas engarrafadas: de acordo com a Beverage Marketing Corporation, o Brasil é o quinto maior mercado global, consumindo 21 bilhões de litros anuais.
Com isso, o segmento aposta em produtos que propiciam a inclusão social, atendendo a demanda do consumidor por mais saúde e inovação, sem abandonar os clássicos que todo mundo gosta.