Brasília
Hoje
31ºC
18ºC
Amanhã
31ºC
19ºC
IBOVESPA | -1,25% (130.259,54 pontos)
Prática é impulsionada por preocupações com sustentabilidade e bem-estar
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 05/03/2025
A tendência do “clean label”, ou em portugues, “rótulo limpo” não é uma novidade dentro da indústria de alimentos e bebidas. No entanto, as preocupações crescentes dos consumidores em relação à sustentabilidade e bem-estar reacenderam a pauta para o mercado em 2025.
O conceito se refere a produtos que priorizam em sua formulação ingredientes mais naturais, menos processados e sem aditivos artificiais. Também está relacionado com o esforço de transmitir ao cliente de maneira clara e transparente o que está escrito em seus rótulos.
De acordo com o relatório Global Flavor Trends, a procura por rótulos limpos que enfatizam o uso de ingredientes naturais, minimamente processados, sem aditivos ou conservantes artificiais pode se mostrar como um desafio para a indústria neste ano. O estudo apontou que a diferenciação de produtos com base em sua apresentação e ingredientes terão impacto significativo no mercado.
Os consumidores estão mais preocupados em entender o que estão consumindo, tanto em relação a qualidade quanto a sua origem, buscando uma alimentação saudável e segura. Além disso, nos últimos anos a questão ética e sustentável passaram a fazer parte dos critérios de escolha de muitos.
Com isso, muitas fábricas de refrigerante têm adotado opções com menor teor de açúcar e calorias, chamadas de refrigerantes zero, a fim de atender as demandas dessa parte dos consumidores. Suas fórmulas usam adoçantes como o aspartame ou a sucralose, que têm um valor calórico mínimo. Para os fabricantes, adotar o rótulo limpo não significa apenas alterar a apresentação do produto na prateleira. O processo envolve série de práticas cuidadosas e criteriosas ao longo da cadeia produtiva, desde dos fornecedores até a distribuição. O objetivo é garantir a qualidade em todas as etapas.