Brasília
Hoje
26ºC
15ºC
Amanhã
27ºC
14ºC
IBOVESPA | 0,05% (135.133,88 pontos)
Você já ouviu falar em Upcycling? Esse conceito inovador visa combater a perda e o desperdício de alimentos, atribuindo maior valor a matérias-primas comestíveis subutilizadas ou desperdiçadas ao transformá-las em novos alimentos e ingredientes.
Além da tradicional reciclagem, o setor alimentar está adotando a abordagem do upcycling para enfrentar o desperdício de forma mais eficaz. Essa prática não só promove a sustentabilidade ao reaproveitar resíduos alimentares, como também reduz a emissão de gases de efeito estufa, uma vez que o sistema alimentar é responsável por cerca de 8-10% das emissões globais.
O desperdício de alimentos pode ocorrer em diversas etapas da cadeia de abastecimento, como produção, processamento, embalagem, armazenamento, transporte e consumo. Resíduos sólidos descartados em aterros geram gases de efeito estufa e outros poluentes, além de criarem ambientes propícios para vetores de doenças. Estima-se que a perda e o desperdício de alimentos possam dobrar até 2050, tornando urgente a transição de estratégias de eliminação para prevenção e reciclagem.
Inovações no processamento e desenvolvimento de novos produtos alimentares a partir de subprodutos são uma das muitas direções para reduzir o desperdício. Estratégias como fermentação microbiana, compostagem, reciclagem para alimentação animal e a criação de produtos de valor agregado têm sido utilizadas para desviar resíduos dos aterros e incineradores.
A integração do upcycling nos sistemas alimentares possui um enorme potencial para aumentar a circularidade do setor. Para explorar esse potencial, é necessária a colaboração em toda a cadeia de abastecimento e uma perspectiva sistêmica que leve em conta as interdependências e a natureza dinâmica do tema.