Brasília

-

Hoje

ºC

ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,33% (124.740,69 pontos)

Venezuelanos mantêm alta qualidade na produção de bebidas no Ceará

Produzidas pela Paraipaba Agroindustrial, águas de coco são exportadas para 17 países

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 02/09/2019

Fundada no ano de 2002, a Paraipaba Agroindustrial surgiu da parceria entre o brasileiro Laércio Câmara e o suíço Mark Kipfer. Os dois se conheceram na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e se uniram na caminhada para produzir uma marca que propagasse os benefícios encontrados no consumo da água de coco. A indústria leva o nome do município em que está localizada, a cerca de 90 quilômetros.

São 17 anos de trabalho com foco na qualidade do envase de água de coco verde natural e saborizada, utilizando o padrão internacional de esterilização UHT em embalagens Tetra Pak, que permite a manutenção do padrão de qualidade e segurança de seus produtos por um prazo maior.  A sustentabilidade é um dos pontos mais fortalecidos da empresa, sendo realizado um monitoramento contínuo dos indicadores de ecoeficiência.

Localizada no município de Paraipaba, a sede da empresa foi idealizada de forma estratégica para conter a melhor condição para a produção e cultivo dos cocos. A proximidade do Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Oeste do Estado, foi outro fator relevante para definir a sede da empresa. As outras duas unidades da Paraipaba se encontram em Petrolina (PE), inaugurada no ano de 2010 exclusivamente para a extração de água de coco, e Campinas (SP).

Funcionários estrangeiros

Venezuelanos recebem cursos de capacitação para produção de bebidas na Paraipaba Agroindustrial – Crédito: Acervo da Paraipaba

Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a indústria conta com um total de 310 funcionários diretos. Todos passaram por um processo de treinamento capacitado, envolvendo aprendizados sobre processos de segurança para proporcionar uma redução de riscos e melhoria na qualidade do ambiente de trabalho.

“Além disso, selecionamos dez venezuelanos com conhecimento em refrigeração e experiência na condução de maquinários pesados e todos já se encontram engajados no quadro geral da empresa”, diz o diretor comercial da Paraipaba Agroindustrial, Fábio Macedo.

Com a contratação dos venezuelanos, a indústria reforça sua função social, segundos os diretores. Os imigrantes chegaram ao Brasil em  meio à crise humanitária que assolou o país governado por Nicolás Maduro. Nos últimos anos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas, mais de 3 milhões de imigrantes oriundos da Venezuela chegaram a outros países da América Latina e da Europa em busca de socorro por sobrevivência.

Diferencial na produção

As principais marcas produzidas pela Paraipaba são as bebidas Nosso Coco e Coco do Porto. A empresa envasa e exporta para diversas marcas parceiras em 17 países espalhados por regiões como a América do Norte e a Europa. Além disso, faz a utilização do sistema de esterilização UHT da Tetra Pak.

Além da inauguração da sua segunda unidade em 2010, mostrando o seu diferencial, a empresa lançou o Nosso Coco Orgânico, produto certificado pelo IBD e feito a partir de frutos totalmente orgânicos.  Assim, se tornou a primeira e única produtora de envasados de água de coco orgânica do Brasil.

Os produtos fabricados pela indústria estão presentes em todo o território nacional, espalhados por grandes redes de supermercados, farmácias e lojas de conveniência. A produção não fica exclusiva para os produtos de sua marca, mas também é realizada a produção em massa para associados da Afrebras, como a indústria Funada e a Refrigerantes Mineiro.

A Paraipaba tem um processo de desenvolvimento de novos sabores de sucos utilizando as principais frutas do Nordeste, como a melancia e graviola, para a conquista e permanência de seus fieis clientes.