Panda Beer alguém? Cervejas artesanais fluem na classe média da China
XANGAI – “Panda Beer”, “Little General”, “Flying Fist IPA” e “Mandarin Wheat” estão entre as ofertas de uma exposição de cerveja artesanal esta semana em Xangai dedicada a expandir a paleta de consumidores chineses e promoção de vendas de cervejas de alta qualidade.
A Exposição de Cerveja Artesanal de China de 2018 apresenta cervejarias como Rasenburg Beer, Myth Monkey Brewing, Lazy Taps, Goose Island e Boxing Cat Brewery que compartilham dicas sobre as mais recentes tendências tecnológicas e de vendas à medida que os chineses mudam de legacy brews para mais experimentais, refinados e sabores caros.
De torneiras na expo fluiu misturas criativas de sabores e tradições, um coquetel rodopiante de ingredientes chineses, cevada, lúpulo e especiarias de todo o mundo.
“Depois de beber (cerveja artesanal), parece muito melhor do que a cerveja da indústria doméstica, e então você simplesmente não pode sair”, disse Yu Shiqi, um consumidor de cerveja artesanal de 40 anos na expo que sonha em fabricar sua cerveja própria.
Há dinheiro para ser feito na China, que bebe um quarto de toda a cerveja em todo o mundo, e pequenas cervejarias e multinacionais gigantes estão lucrando. Embora a cerveja artesanal esteja longe de encantar os gigantes locais como Tsingtao, que dominam o mercado nacional de cerveja de US $ 28 bilhões, está crescendo em popularidade à medida que pequenas cervejarias se abrem nas principais áreas metropolitanas da China, como Pequim, Xangai e Shenzhen.
As cervejas artesanais são tipicamente mais caras do que as cervejas produzidas com baixo teor alcoólico, como a Budweiser e a chinesa Yanjing. Mas à medida que a classe média da China cresce, também cresce o gosto por produtos mais refinados.
Há alguns anos, a cerveja artesanal representava apenas 0,3% do consumo total de cerveja. Desde então, ele subiu para cerca de 5%, disse Darren Guo, um dos organizadores da exposição, que espera ver um crescimento de 30% no mercado de cervejas artesanais a cada ano até 2020. “A cultura cervejeira está praticamente no começo ou no nível inicial.”
Laurel Liu, diretora de vendas da cervejaria Jing-A, de Pequim, diz que recebe telefonemas de pequenas cidades perguntando como iniciar uma cervejaria artesanal.
“Você nem espera que eles tenham cerveja artesanal lá, mas agora eles fazem”, disse Liu. “Estou realmente surpreso e feliz em ver agora que a cerveja artesanal na China é uma coisa e é realmente mais fácil acessar esses produtos agora.”
Mais dinheiro foi gasto com cerveja na China do que nos EUA em 2017, de acordo com a firma de pesquisa da indústria de cerveja Drink Sector. As cervejarias artesanais estavam “aumentando rapidamente”, embora as importações estrangeiras continuem a dominar o setor de cerveja de alta qualidade.
A empresa belgo-brasileira Anheuser-Busch InBev, fabricante da Budweiser, investiu pesado na China, construindo cervejarias e adquirindo cervejarias artesanais como a Boxing Cat, de Xangai. A Anheuser Busch também é proprietária da Goose Island, com sede em Chicago.
Michael Jordan, mestre em cerveja no Boxing Cat, e sua equipe experimentam sabores como torta de ovo, chá verde, pimenta, chai, kiwi, hibisco e batata-doce.
A Jordânia engloba parte do sucesso da produção de cerveja artesanal na China para o presidente Xi Jinping dividindo uma garrafa da IPA, ou Indian Pale Ale, em 2015, no Reino Unido, com o então primeiro ministro David Cameron.
“O ‘fenômeno Xi’ realmente abriu os olhos das pessoas para a IPA”, disse ele.
Fonte: The Asahi Shimbun
19/05/2018