Todas as garrafas plásticas de refrigerantes serão recicláveis em 2025
A Federação Europeia de Bebidas Refrescantes ( UNESDA ) anunciou hoje um conjunto de ambições a nível europeu (abrangendo a UE28, mais a Suíça e a Noruega) para tornar as embalagens de plástico no setor de refrigerantes mais sustentáveis na UE . As ambições pretendem contribuir para a construção de um modelo circular para recipientes plásticos através de uma melhoria na reciclagem, conteúdo de material reciclado, coleta e reutilização.
A embalagem de bebidas é a embalagem mais recuperada na UE (as garrafas PET, incluindo as garrafas de bebidas, representaram em 2016 7,4% de toda a procura de embalagens plásticas na Europa, segundo a Plastics Europe , a Associação Europeia de Fabricantes de Plásticos) e grandes empresas de refrigerantes têm sido fundamentais para aumentar as taxas de reciclagem, estabelecendo e gerenciando muitas das organizações de recuperação de embalagens em toda a UE.
O setor já tomou medidas importantes para tornar as embalagens de refrigerantes mais sustentáveis e reduzir sua pegada de carbono, incluindo programas de clareamento , a fim de reduzir a quantidade de matérias-primas utilizadas; aumentar o uso de materiais reciclados e eliminar barreiras técnicas para a reciclagem.
Sigrid Ligné, Diretor Geral da UNESDA, explica: “Alcançando a circularidade através da recolha ótima, a reciclagem e a utilização de PET reciclado é uma prioridade para a nossa indústria. Os membros do UNESDA querem todas as suas embalagens, incluindo plástico, recolhidas e recicladas, sem deixar em nossas ruas, oceanos e rios. Para alcançar este objetivo, os pacotes de gerenciamento de sistemas devem ser bem projetados, configurados e gerenciados pela indústria. Para melhorar a recolha e reciclagem, juntamente com o aumento da sensibilização dos consumidores, eles são fundamentais para aumentar o conteúdo de rPET (PET reciclado) de garrafas de bebidas”.
As ambições são as seguintes:
– Até 2025, que 100% dos recipientes de plástico primário (garrafas, tampas e rótulos PET) de refrigerantes são recicláveis .
– Até 2025, que as garrafas PET de refrigerantes contenham, pelo menos, uma média de 25% de material reciclado.
– Em colaboração com outros agentes de recuperação de embalagens, aumentar e otimizar a taxa de coleta de recipientes plásticos primários de refrigerantes para reciclagem em todos os mercados da União Europeia.
– Reutilizar embalagens plásticas de refrigerantes (incluindo garrafas reutilizáveis), quando faz sentido ambiental e econômico.
As ambições da UNESDA também contribuem para os objetivos globais da União Europeia , incluindo a Estratégia Europeia para Plásticos em uma Economia Circular, que incentiva “associações da indústria” para “fazer compromissos voluntários para aumentar a captação de plásticos reciclados”; e a proposta de uma diretiva relativa à redução do impacto ambiental de certos produtos de plástico , que busca “um impacto positivo sobre as taxas de recolha, a qualidade do material coletado e reciclado de volta”, especialmente para “garrafas de bebidas”.
Fonte: Revista Alimentaria
13/09/2018