Carregando...

Governo altera o regime de metas da inflação

Nova meta continua vai funcionar a partir de 2025
Ouvir Notícia
Acessibilidade e Voz
Idioma / Voz
Tamanho do Texto
Alto Contraste

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou em uma reunião realizada nesta quinta-feira (29), que o governo brasileiro irá implementar uma modificação no regime de meta de inflação. Até então, o sistema considerava o ano corrente, de janeiro a dezembro, para o cumprimento da meta inflacionária estabelecida. No entanto, o novo sistema adotará um horizonte temporal maior, a ser definido posteriormente pelo Banco Central.

Espera-se que esse novo horizonte considere um período de vinte e quatro meses, seguindo o modelo internacional. A decisão de Haddad foi comunicada ao Conselho Monetário Nacional (CMN) durante a reunião. A nova meta entrará em vigor a partir de 2025, mantendo a meta de 3% já estabelecida para 2024 e 2025, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Haddad ressaltou que o objetivo é trabalhar com um prazo mais longo para o cumprimento da meta, visando evitar a abertura de mão desse objetivo em tempos de crise econômica. Segundo ele, a prática anterior no Brasil era abrir mão da meta de inflação para se adequar ao ano-calendário.

Essa decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) coloca o Brasil em um patamar mais estável em relação à meta de inflação. O novo sistema permitirá uma trajetória de atingimento da meta ao longo de 24 meses, proporcionando uma abordagem mais consistente e previsível para a política monetária do país.

Foto: Agência Brasil.

Compartilhar Link copiado!