Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,42% (124.214,96 pontos)

Guaraná Mineiro investe em lei de incentivo ao esporte e à cultura, em MG

Indústria participa de projetos sociais como forma de retribuir carinho e respeito do público

Por Braian Bernardo| 23/10/2019

Mais do que colaborar para a dinâmica da economia brasileira, indústrias de refrigerantes nacionais investem em projetos para a juventude com o objetivo de garantir direito a um futuro mais promissor. Esse é o caso da indústria Refrigerantes do Triângulo, que produz o Guaraná Mineiro, em Uberlândia, a 530 quilômetros de Belo Horizonte, que participa de ações da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte de Minas Gerais.

No último sábado (19), dezenas de jovens participaram de uma fase do torneio LBT (Liga de Basquete do Triângulo), em Uberlândia. O evento recebeu patrocínio da empresa Refrigerantes do Triângulo, em Uberlândia. A indústria mineira participa da lei do incentivo ao esporte desde 2018 e investe em competições esportivas na cidade.

Diretores de marketing da empresa, Carlos Magno e Paulo Júnior acreditam que investir em projetos sociais é uma retribuição do carinho do público aos produtos da marca. “A forma que encontramos de retribuir o público pelas nossas boas vendas é investindo em ações sociais que possam ajudar a comunidade”, afirma Magno.

O ex-jogador da seleção brasileira de basquete Luís Cambraia é o padrinho do torneio que reúne quase 400 jovens na cidade de Uberlândia. Segundo Magno, o evento também abre as portas para times de cidades vizinhas, e, desde setembro de 2018 vem realizando várias fases de competições.

“Nossa participação vai desde o fornecimento de refrigerantes e água a patrocínios de ônibus que transportam jogadores e comissão, uniformes, árbitros, estadia e alimentação das equipes”, afirma Júnior.

Patrocínio a festival e projetos educativos

Desde 2014, a empresa patrocina eventos como Festival Mineiro Beat e projetos educativos ao Hospital do Câncer de Uberlândia. Magno conta que o reconhecimento das pessoas se tornou uma das grandes inspirações para a indústria projetar novas investidas.

“Percebemos que nossa participação na lei de incentivo à cultura resultava na felicidade dos beneficiados. O retorno de carinho com nossos produtos nos motivou a continuar participando dos projetos”, ressalta Magno. A indústria também investe em brinquedoteca do Hospital do Câncer de Uberlândia, como divulgou o Portal de Bebidas Brasileiras.

Ele acredita que o esporte é uma saída para tirar as pessoas da criminalidade. “É uma maneira de ajudar a sociedade afastando jovens de caminhos ruins”, afirma, para continuar: “O esporte é um meio que pode ajudar na construção da mentalidade dessas crianças e adolescentes. Se dermos a oportunidade para esses atletas desenvolverem suas habilidades na modalidade, a chance de uma ida para o caminho melhor é grande”.

De acordo com os diretores, os atletas ficam mais famosos na cidade ao fazer parte do time campeão, por ter sido o cestinha da partida ou por ser o melhor jogador do torneio. No final, eles pedem para tirar foto covm o refrigerante Guaraná Mineiro. É um sentimento recíproco das duas partes. Eles recebem nosso apoio e retribuem com sorrisos e alegria”, conta Magno.

Perspectiva

Para o ano de 2020, Júnior se mostra animado para tentar incluir no edital da lei a criação de projetos para esportes paralímpicos. “A participação dos atletas brasileiros no Parapan-Americanos realizado em Lima, no Peru, foi motivo de muito orgulho para todos nós. A dificuldade que eles enfrentam por falta de oportunidades ou de patrocínios nos chama a atenção”, diz o diretor.

“Eu acompanhei todos os torneios e, no fim de cada um, me senti muito renovado. A energia e os sonhos que os jovens têm são algo muito motivador’, afirma Magno. Passou um filme na minha cabeça de todos os problemas que passamos como adultos. Esses adolescentes e crianças têm que agradecer por essa oportunidade de alegrias que o esporte oferece”, se emociona o diretor de marketing Paulo Júnior.