Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,57% (124.902,31 pontos)

Público elege bebidas vencedoras do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

Resultado da maior competição de bebidas nacionais ocorreu no encerramento do Confrebras, em SP

Por Cleomar Almeida| 28/06/2019

A Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) divulgou, nesta sexta-feira (28), o resultado da votação pública que elegeu os vencedores do concurso Os Melhores Sabores do Brasil, nas categorias guaraná, tubaína e sabor exótico/regional. O resultado da maior competição de bebidas nacionais marcou o encerramento do Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas) 2019, dentro da Fispal Tecnologia, a maior feira para a indústria de alimentos e bebidas do país, em São Paulo.

Realizado pela Afrebras, o Confrebras sediou a última etapa do concurso Os Melhores Sabores do Brasil. Em cabines individuais dentro do estande organizado especificamente para a competição, 416 pessoas avaliaram sabor, aroma e gaseificação de cada uma das 15 bebidas finalistas e estabeleceram nota de 1 a 5 para elas, em fichas secretas, considerando o nível de qualidade do menor para o maior número. As bebidas estavam codificadas, em amostras sem identificação, para garantir a isenção e imparcialidade do público no momento da votação.

Após preencher, individualmente, cada ficha, o público depositou as avaliações em uma urna fechada, cujo resultado foi quantificado pelas engenheiras de alimentos Domênica Maioli e Adriane Almeida. Elas também instruíram todas as etapas anteriores do concurso. O número de pessoas participantes foi quatro vezes maior que o da edição passada da competição, realizada em 2017, de acordo com as organizadoras.

“Este concurso já vem sendo feito há alguns anos e é extremamente importante para o setor e a sociedade como um todo”, afirma o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros. “A maior competição de bebidas nacionais contribui para manter as indústrias em atividade e competirem para ganhar. Tudo isso resulta na entrega de um produto com qualidade muito melhor ao consumidor de todas as regiões do país”, destaca ele.

Domênica diz que, durante as etapas anteriores do concurso, observou um avanço na qualidade dos processos de produção das bebidas e uma preocupação cada vez maior dos fabricantes de refrigerantes brasileiros para entregar produtos com o maior nível de excelência possível aos consumidores. “Ficamos muito felizes ao ver a evolução das empresas com a aplicação do checklist”, afirma ela, referindo-se à avaliação realizada durante as visitas técnicas, incluídas na segunda etapa do concurso e que precederam a definição dos finalistas. A primeira etapa foram as visitas instrutivas.

Durante a etapa final, além de avaliar os refrigerantes em amostras não identificadas, o público também teve a oportunidade de entender o processo de seleção das bebidas e como elas chegaram à etapa final. Além disso, conheceu ainda mais a diversidade da indústria brasileira de bebidas e a sua importância para o desenvolvimento nacional. “As pessoas ficaram muito interessadas em saber como a competição chegou aos finalistas. Foram três dias muito gratificantes”, diz Adriane.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa Confrebras/Afrebras

Leia mais:

>> Indústrias de bebidas devem valorizar profissionais qualificados para otimizar autonomia, alertam especialistas

>> Consumidor está mais exigente e preocupado com a saúde, afirmam diretores de bebidas

>> Confrebras favorece meios para  competir de forma ética no mercado de bebidas, diz Fernando de Bairros

>> Confrebras enriquece qualidade do trabalho ao mercado de bebidas, diz Clélia Iwaki