Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,08% (124.645,58 pontos)

Refrigerante sabor pomelo é um dos mais exportados por fábricas do Sul

Gosto da fruta é um dos preferidos de consumidores do Uruguai, país que faz fronteira com Brasil

Por Braian Bernardo| 25/03/2020

Pomelo é uma fruta cítrica rica em vitamina C, original do continente asiático, que também se transforma em suco para ser utilizada na composição de bebidas produzidas por indústrias do Brasil. Empresários do segmento do Rio Grande do Sul confirmam que o sabor é o mais requisitado por consumidores uruguaios, que compram os refrigerantes da fruta feitos pelas fábricas brasileiras.

O gosto da fruta, segundo a revista brasileira Green Me, é semelhante ao sabor de laranja com menos doçura e levemente amargo, lembrando o limão. O refrigerante sabor pomelo faz parte do repertório de sabores produzidos por indústrias brasileiras, como Xuk Bebidas e Fest Bebidas. As duas são associadas da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil).

Conhecida como a maior fruta cítrica do mundo, sua árvore pode ter até 8 metros de altura, com frutos que chegam a pesar até 2 quilos. A planta de pomelo tem a versatilidade de se adaptar a diversos climas para crescer e gerar frutos, facilitando o cultivo.

Com casca amarela ou esverdeada, sua polpa pode mudar de cor conforme a concentração de carotenoide. Essa substância é um poderoso antioxidante, importante para o combate de radicais livres causadores de doenças, como o envelhecimento precoce e problemas cardiovasculares. Quanto mais escuro o tom da polpa da fruta, maior é a concentração desse nutriente.

Gosto popular

No Rio Grande do Sul, os empresários de bebidas revelam que os refrigerantes de sabor pomelo são os mais “queridinhos” de consumidores do Uruguai, país que faz fronteira com Brasil.

Diretor da fábrica Fest Bebidas, Alberto André Kearcher ressalta que a empresa já estabeleceu relações comerciais internacionais com o país. “Distribuímos, exclusivamente, para o Rio Grande do Sul. Os uruguaios aproveitam a proximidade entre as fronteiras com o Brasil e compram nossos produtos através de distribuidoras do Estado”, explica. A indústria fica em Venâncio Aires, a cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre.

“O sabor de refrigerantes que eles [uruguaios] mais pedem é o pomelo. É uma das bebidas mais tradicionais e mais vendidas no Uruguai. Então, quando eles compram no Brasil, têm a cultura de preferir o refrigerante sabor pomelo”, destaca Kearcher.

Já o diretor indústria Xuk Bebidas, Sergio Luiz Schuck, explica que, além da afetividade uruguaia com os refrigerantes sabor pomelo, a tributação envolvendo custos de distribuição motiva as fábricas do Sul a exportarem para o país. A empresa fica em Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre.

Schuck diz que sua fábrica fez cerca de quatro distribuições internacionais. Mesmo com as facilidades tributárias de comércio com o Uruguai, optou por continuar a distribuir apenas no Rio Grande do Sul. Ele também destaca que o pomelo é o sabor de refrigerante mais solicitado pelos vizinhos do Brasil.