Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,08% (124.645,58 pontos)

Fábrica Bebidas Biri faz 23 anos e destaca apoio à comunidade, no RS

Diretor da indústria afirma que 'ética e comprometimento' com a população são legados do negócio

Por Braian Bernardo| 05/08/2020

“Nós sempre buscamos um envolvimento com a comunidade, fazendo parte do dia a dia e participando de ações sociais”, destaca o fundador e diretor da fábrica Bebidas Biri, Jorge Vilmar Tuchtenhagen. Formado em contabilidade, o empresário, de 54 anos, ressalta o compromisso da indústria com a população local e comemora o sucesso da marca, em Pelotas, a cerca de 250 quilômetros de Porto Alegre.

Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a fábrica gaúcha completou 23 anos na última sexta-feira (1) e o diretor destacou, em entrevista ao Portal de Bebidas Brasileiras, a participação ativa da indústria na vida da comunidade em Pelotas. Dona do Guaraná Biri, a empresa atua em mais de 50 cidades no Estado do Rio Grande do Sul e conta com o repertório de mais de 45 produtos.

Fachada da fábrica Bebidas Biri, em Pelotas (RS) – Foto: Arcevo da empresa

O começo

Fundada em agosto de 1997, a indústria tomou forma depois de Tuchtenhagen, à época proprietário de escritório contábil, e Celso Edgar Klein, ex-dono de distribuidora, se unirem para fabricar e comercializar seus próprios produtos. Sócios, a dupla de amigos gaúchos reformou o maquinário de uma antiga indústria da cidade que produzia a aguardente Biriba e iniciaram, juntos, a carreira no setor de bebidas.

“No início, produzíamos somente aguardente. Depois, iniciamos a produção de batidas saborizadas alcoólicas”, relembra o diretor. De acordo com ele, a empresa começou a operar e comercializar as bebidas quase seis meses depois da fundação, em janeiro de 1998.

Segundo o executivo, o alto custo tributário imposto sobre as bebidas alcoólicas fez surgir a ideia de investir na produção de refrigerantes, que iniciou em 2001 com o envase somente em garrafas de vidro. Dois anos depois, com a compra de maquinários especiais, a fábrica passou a envasar também em embalagens PET, o que, segundo Tuchtenhagem, dobrou a produção da indústria.

Além de Jorge Tuchtenhagen e Klein, a empresa começou as operações apenas com três colaboradores, contabilizando um total de cinco funcionários. O quinteto, que deu início aos trabalhos da fábrica no final dos anos 1990, hoje faz parte dos mais de 42 colaboradores que atuam na fábrica.

Celso Edgar Klein participa do processo de produção ao lado de colaborador – Foto: Arcevo da empresa

Repertório de produtos

A fábrica Bebidas Biri conta com o mix de 46 produtos. Na linha de refrigerantes, a empresa produz os sabores guaraná, limão, laranja, cola, uva, tutti-frutti e pomelo com opções zero açúcar para alguns sabores. As bebidas são envasadas em embalagens PET de 2 litros, 500ml, 250ml e em garrafas de vidro de 600ml. O carro chefe de vendas é o refrigerante Guaraná Biri, que, conforme explica o diretor, manteve sua formulação original ao longo dos anos.

De acordo com Tuchtenhagen, as Bebidas Biri são fabricadas com extratos de frutas nacionais e regionais, com destaque para as cítricas, que, segundo ele, trazem refrescância durante o consumo. “Estamos sempre atentos ao mercado e ao comportamento de consumo para adiantar novos produtos que sejam mais benéficos e prazerosos aos nossos consumidores”, destaca o executivo de bebidas sobre o refrigerante sabor pomelo, fruta tradicional da Argentina e Uruguai, que é produzido pela fábrica desde 2015.

Em 2017, a fábrica fortaleceu a produção da linha de Refrigerantes Biri ZERO açúcar, inovando na roupagem de toda a linha, além de iniciar o envase das bebidas em latas de 350ml.

“A Biri prima muito pela qualidade de seus produtos, levando muito sabor à cada um deles. Com ingredientes selecionados e padronizados, buscamos proporcionar uma experiência de consumo saborosa”, destaca o diretor, descrevendo o cuidado e dedicação na fabricação das bebidas. A indústria também produz sucos e energéticos.

Investimentos

Tuchtenhagen afirma que a fábrica está em constante aprimoramento de estrutura física e maquinário, modernizando as linhas de produção e ampliando a capacidade de estoque. De acordo com ele, um dos maiores investimentos em mais de 20 anos da empresa foi a implementação da primeira mini usina de micro geração de energia solar da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Em setembro de 2019, a instalação de 681 placas de energia solar nos telhados da fábrica tornaram a empresa autossustentável em geração de energia. O investimento, noticiado no Portal de Bebidas Brasileiras, foi feito com o capital da própria indústria Bebidas Biri e o valor girou em torno de 800 mil reais, com retorno previsto para 6 anos.

Placas de captação solar nos telhados da indústria – Foto: Arcevo da empresa

A direção da empresa assevera que o investimento em melhorias é constante, tanto em relação à manutenção da estrutura física, adequação à normas de qualidade e atualização de maquinários quanto nos constantes aperfeiçoamentos de seu processo produtivo.

‘Compretimento com a comunidade’

“A Biri sempre busca um envolvimento com a comunidade, fazendo parte do dia-a-dia, apoiando o público estudantil em formação e participando de iniciativas sociais e de ações socioambientais”, destaca Tuchtenhagen. Segundo o ele, desde o início da trajetória, no fim dos anos 1990, a indústria busca colaborar com a população local, desde o apoio estrutural a ações e políticas públicas à bonificação de produtos para festas de comunidade e instituições filantrópicas.

O executivo de bebidas ressalta que a empresa também colabora com instituições de tratamento de dependentes químicos, auxiliando famílias e pacientes em tratamento intensivos. Segundo ele, a empresa também é Amiga do Hemocentro e promove ações auxiliando no incentivo à doação de sangue desde 2015, além de apoiar outras iniciativas locais e regionais.

Bebidas Biri participa de campanha de doação de sangue – Foto: Arcevo da empresa

O empresário diz acreditar ser difícil mensurar a quantia de pessoas beneficiadas com esforços da fábrica, pois, segundo ele, a indústria busca diversificar as doações para ajudar as mais diversas ações e instituições.

“Nós buscamos entregar produtos de qualidade e promover o bem estar aos nossos funcionários, clientes e parceiros de negócio. Nos baseamos na ética e comprometimento com a comunidade para estar presente no dia a dia dos consumidores”, ressalta Tuchtenhagen.