Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,34% (126.315,53 pontos)

Prorrogadas inscrições para concurso Os Melhores Sabores do Brasil 2021

Promovido pela Afrebras desde 2013, evento busca promover disputa de qualidade às indústrias

Por Braian Bernardo| 23/04/2020

As inscrições para o concurso Os Melhores Sabores do Brasil 2021 foram prorrogadas, ainda sem prazo para encerramento. O processo, que iniciou em 16 de março, teve a data final estendida por causa de mudanças organizacionais acarretadas pelo novo coronavírus. Podem concorrer somente indústrias associadas da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), realizadora do concurso.

A previsão anterior era de que as inscrições se encerrassem no último dia 6 de abril. No entanto, com as restrições impostas pelo governo brasileiro para prevenção a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus e que já matou 185 mil pessoas no mundo todo, foram prorrogadas ainda sem prazo final. Os prêmios do maior concurso de bebidas nacional são concedidos nas categorias guaraná, tubaína e refrigerante regional.

Interessados podem enviar email para o departamento de qualidade da Afrebras (qualidade@afrebras.org.br) para solicitar o link da inscrição, que será fornecido exclusivamente a associados da entidade.

Realizado a cada dois anos desde 2013, o concurso tem como finalidade promover as indústrias de refrigerantes do Brasil e levar ao consumidor sabores regionais fabricados com qualidade. O anúncio dos vencedores ocorrerá no Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), realizado pela Afrebras, com participação de grandes players do setor, em local e data a serem divulgados futuramente. As premiações em ouro, prata e bronze serão entregues aos vencedores nas categorias guaraná e tubaína. Uma das grandes novidades é que, nesta edição do concurso, o público vai escolher apenas um grande vencedor na categoria refrigerante regional.

Público vota os melhores sabores de refrigerantes finalistas nas categorias guaraná, tubaína e refrigerantes regionais durante concurso Os Melhores Sabores do Brasil 2019 – Foto: Arcevo da empresa

Diferença dos refrigerantes

As categorias a serem avaliadas são as seguintes:

Refrigerante de Guaraná: refrigerante que possui, em sua formulação, semente de guaraná ou extrato padronizado de guaraná;

Tubaína: refrigerante de guaraná com aroma ou extrato de tutti-frutti ou frutas;

Sabor Regional: refrigerante típico da região ou refrigerante com sabor diferente eque a empresa acredita ter grande potencial, com exceção de refrigerante de guaraná, cola, laranja, uva, limão, citrus e tubaína.

O concurso foi realizado pela última vez em junho de 2019, durante o Confrebras, dentro da Fispal Tecnologia, a maior feira para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, em São Paulo. Sete fábricas de refrigerantes nacionais foram premiadas após votação secreta feita pelo público. Duas delas receberam dois prêmios.

Para 2021, as fábricas participantes do concurso terão de realizar duas etapas como método de avaliação: auditoria de qualidade e análise sensorial.

Auditoria de qualidade

A 5ª edição do concurso será composta por uma fase de auditoria, etapa obrigatória. Nesta etapa, a empresa inscrita passa por avaliação de Boas Práticas de Fabricação. O objetivo é verificar o processo como um todo, analisando os pontos positivos da produção relacionados à segurança de alimentos e as não conformidades. As avaliações serão por notas.

O check-list utilizado nas auditorias é baseado nas legislações de órgãos fiscalizadores, como Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Também serão avaliados outros pontos que são considerados importantes para a fabricação de um produto com qualidade.

Análise sensorial

Após as auditorias, as fábricas com as cinco maiores notas passarão para etapa de análise sensorial. A degustação será feita pelo público durante a realização do concurso, com objetivo de apreciar e escolher os melhores refrigerantes dos finalistas de cada categoria. Nesta etapa, serão analisados parâmetros como sabor, doçura e gaseificação do produto.

A realização desse evento terá como propósito demonstrar que os produtos dos fabricantes regionais de refrigerante têm qualidade de processo e produtos. A Afrebras tem um comitê especial de qualidade que se reuniu para avaliar o concurso Os Melhores Sabores do Brasil 2019 e propor melhorias para essa edição, garantindo que cada ano o concurso seja sempre melhor.