Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,57% (124.902,31 pontos)

Afrebras 15 anos: Diretores de bebidas destacam grandes conquistas ao setor

Informação de qualidade e fortalecimento de pequenas e médias indústrias são citados

Por Braian Bernardo| 24/04/2020

Representatividade, união de fábricas regionais, informações de qualidade, compartilhamento de ideias sobre mercado e sobrevivência do segmento de refrigerantes são algumas das conquistas da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil). Elas foram citadas, nesta sexta-feira (24), à véspera do aniversário de 15 anos da entidade, por diretores de indústrias do segmento ao Portal de Bebidas Brasileiras.

Nesta terceira reportagem da série do aniversário de 15 anos da Afrebras, mais proprietários de bebidas voltaram a destacar a relevância da associação para pequenas e médias indústrias do setor. A entidade representa mais de 100 fábricas de bebidas em todo o Brasil. A primeira reportagem da série destacou a luta por justiça por parte da Afrebras e a segunda, a importância da entidade para unir as diversas pequenas e médias indústrias de refrigerantes do país.

A Afrebras, presidida pelo executivo Fernando Rodrigues de Bairros, fortalece cada vez mais a sua luta destemida contra grandes multinacionais de bebidas instaladas na Zona Franca de Manaus, como Coca-Cola, Ambev e Heineken. Essas empresas recebem incentivos fiscais concedidos pelo governo, distorcem o mercado e prejudicam a competitividade das indústrias regionais do Brasil.

‘Sobrevivência de fábricas de bebidas’

“Se não fosse a Afrebras, muito mais fábricas de bebidas do país seriam obrigadas a fecharem as portas. Às vezes, as pequenas conquistas da associação, no ramo político, por exemplo, têm efeitos enormes para o segmento inteiro”, reconhece o diretor da indústria Bellpar Refrescos, Murilo Parise. A empresa fica em Conchas, a 180 quilômetros de São Paulo.

‘Afrebras precisa continuar’

Para o diretor da indústria Bebidas Conquista, Celso Botega, a Afrebras tem papel importante no fortalecimento da relação entre pequenos e médios fabricantes e na defesa em relação a multinacionais de bebidas. “Só um trabalho bem estruturado e bem elaborado, como o que vem sendo feito pela Afrebras, fará o setor evoluir e chegar a um patamar maior do que estamos hoje”, diz Botega. A fábrica fica em Palmital, a cerca de 400 quilômetros de São Paulo.

‘Disseminação de informação’

O diretor da Refrix Envasadora de Bebidas, Paulo Roberto Schincariol, reforça que a associação promoveu a união de fabricantes de todo o Brasil, tornando possível a melhor disseminação de informações entre eles. Ele ressalta que a entidade deve continuar na luta por justiça tributária e concorrencial do setor perante à classe política. A empresa fica em Tietê, a cerca de 15 quilômetros de São Paulo.

‘Somos bem representados’

A enorme e legítima representatividade da Afrebras foi destacada pelo executivo de bebidas Otávio Greuel, diretor da Max Wilhelm. “Acredito que é muito importante a Afrebras para a nossa sobrevivência no mercado, já que os fabricantes podem trocar ideias sobre o setor e compartilhar experiências”, acentua ele, para continuar: “Só a união vai nos fortalecer. Estamos sendo bem representados pela Afrebras, o que não tínhamos antes”. A empresa funciona em um moderno parque industrial na cidade de Blumenau, a cerca de 150 quilômetros de Florianópolis.