Brasília

-

Hoje

33ºC

20ºC

Amanhã

33ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,42% (108.085,31 pontos)

Executivo herda dedicação e sucesso do pai à frente da Refrix em SP

Localizada em Tietê (SP), empresa tem 49 anos, comercializa seus produtos no Brasil e exporta para oito países, mostra a sétima e última reportagem da série sobre os vencedores do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 25/07/2019

Tamanho da Fonte

A- A+

O executivo Paulo Roberto Schincariol, de 64 anos, atua com muita dedicação como conselheiro e presidente da Refrix Envasadora de Bebidas Ltda, na cidade de Tietê, a cerca de 140 quilômetros de São Paulo. Assim como os seus outros irmãos, ele se inspira muito na história do pai e fundador da indústria, Antônio Romano Schincariol, um empreendedor brasileiro filho de imigrante italiano.

Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a Refrix foi fundada, em 1970, mas antes Antonio Romano passou por outros ramos no mercado. Trabalhou na lavoura de café, foi fazendeiro, proprietário de cerâmica e chegou a ter uma concessionária de veículos.

A habilidade de Antonio Romano à frente dos negócios foi repassada para os seus seis filhos. Apesar de Paulo ser o único deles que atua diretamente na empresa, outros quatro são sócios da indústria: Carlos, Edson, Osvaldo e Amélia Schincariol. Todos integram o conselho administrativo da empresa, criado nos anos 1990, com o objetivo de profissionalizar e expandir o negócio.

GOSTO POPULAR 

A qualidade dos produtos desenvolvidos pela Refrix conquista cada vez mais o gosto do público no Brasil e no exterior. A empresa recebeu, consecutivamente, por três vezes, a prata no concurso Os Melhores Sabores do Brasil com a Tubaína Xereta. Neste ano, a última etapa do concurso ocorreu em junho, no Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), durante a Fispal Tecnologia, uma das maiores feiras para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, em São Paulo.

A Tubaína Xereta é um dos mais de 40 produtos produzidos pela Refrix, nas versões de garrafa pet e lata. A empresa tem três linhas de produtos. A linha Xereta é composta por refrigerantes e groselha; a Vittal, por suco, néctar, água de coco, chá e água tônica, enquanto a V12 é a de energético, segundo o gerente comercial e marketing, Anderson Roberto. “Além disso, possuímos uma divisão de terceirização em que produzimos marca própria para mais de 70 empresas espalhadas pelo Brasil”, acrescenta ele.

Comprometida em oferecer ao público consumidor produtos mais saudáveis, a Refrix lançou a linha Vittal em 2008. “Essa linha foi desenvolvida para um público que busca produtos mais saudáveis. O mercado extremamente competitivo e com consumidor cada vez mais exigente na busca de produtos sem adição de açúcar fez com que a empresa se movimentasse em direção a essa tendência”, diz Anderson. “Reforçamos a visibilidade da marca nos diversos canais de atuação e ampliamos nosso market share”, afirma. Ele ressalta que esses produtos são revendidos para todo o país e também para o exterior.

CRESCIMENTO
O grande desafio das empresas é evoluir identificando oportunidades. “O mais importante é ter um time forte não só comercial, mas em toda a companhia, para poder levar os produtos aos consumidores nas diversas regiões”, diz o gerente. “Apesar de o consumo de refrigerantes apresentar queda no volume per capta, a Refrix vem evoluindo e obteve, no último ano, um crescimento de 20%. Isso é o resultado de investimento em capital humano com treinamentos constantes, abertura de novas áreas, engajamento de equipe e lançamento de novos produtos”, destaca Anderson.

A empresa conta com mais de 200 colaboradores diretos e, considerando também os indiretos, o número salta para mais de 400 profissionais. Com a dedicação de todos eles e os esforços da diretoria, a Refrix já abriu mercados internacionais, vendendo seus produtos para oito países: Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Uruguai, Paraguai, Guiana Francesa e Chile. “Estamos abrindo outros mercados internacionais, como no Oriente Médio”, afirma o gerente, que segue as orientações do presidente da empresa.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Afrebras | Foto: divulgação

Leia mais:

>> Paulista desenvolveu Bellpar Refrescos com empatia e responsabilidade social

>> Com Refrigerantes São Carlos, família Carelli mantém sólido respeito ao consumidor 

>> Tradição italiana inspira família Botega a manter inovação das Bebidas Conquista em SP

>> Criado atrás do balcão, empreendedor fortaleceu sucesso das Bebidas Jota Efe em Minas

>> Após operar em cinema desativado, Bebidas Irmãos Salume confirmam sonho de jovem mineiro

>> Do ramo de pneus, visionário deu salto para consolidar Refrigerantes Itamonte

>> Público elege refrigerantes vencedores do concurso Os Melhores Sabores do Brasil