Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | -3,17% (96.452,44 pontos)

Fábricas de bebidas reforçam campanha do ‘outubro rosa’ nas redes sociais

Indústrias fortalecem mobilização social e apoiam luta contra câncer de mama e de útero

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 14/10/2020

Tamanho da Fonte

A- A+

Fábricas de bebidas regionais estão reforçando a importância da campanha do “outubro rosa” na internet. No mês simbolicamente dedicado à conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero, indústrias, como Rinco Refrigerantes, Refrigerantes Devitto e Refrigerantes do Triângulo, têm fortalecido a mobilização mundial com informativos sobre o tema e mensagens de apoio nas redes sociais.

A campanha de conscientização sobre o câncer de mama ocorre no Brasil desde 2002, inspirada em movimentos sociais sobre a causa que surgiram, nos Estados Unidos, nos anos 1990. No entanto, em território brasileiro, o tema foi instituído em lei apenas em 2018, mas mesmo antes vem recebendo apoio das associadas à Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil).

De acordo com levantamento feito pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo com mais incidência sobre as mulheres brasileiras em 2020, com 29% dos casos. A lista é seguida pelo câncer de cólon e reto (9,2%) e colo do útero (7,5%), na terceira posição. Ainda segundo a pesquisa, esse modelo de tumor maligno não é comum entre os homens.

Apoio nas redes

Nas redes sociais, a fábrica Refrigerantes do Triângulo, que produz o Guaraná Mineiro, lançou a hashtag “prevenir é salvar vidas” e pediu apoio à causa. “Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam”, escreveu a empresa. “Vamos entrar nessa corrente”, destacou. O negócio fica em Uberlândia, a 530 quilômetros de Belo Horizonte.

A indústria, que participa da lei de incentivo ao esporte e à cultura, em Minas Gerais, também investe em projetos sociais no Estado, como brinquedoteca do Hospital do Câncer de Uberlândia.

Em outro post, a fábrica Rinco Refrigerantes destacou a importância da divulgação de informações que podem ajudar a prevenir a evolução da doença. O negócio está localizado em Rio Verde, a cerca de 220 quilômetros de Goiânia.

“Não deixe que nenhuma mulher perca sua vida por estar desinformada”, ressaltou a Rinco. “Vista a camisa contra o câncer e ajude muitas mulheres a vencerem essa doença silenciosa e perigosa. Neste outubro rosa, repasse esse gesto”, sugeriu a indústria em outro trecho.

View this post on Instagram

Na luta contra o câncer de mama encontrar aliados nunca é demais. Comece a espalhar as orientações do autoexame na sua família, no seu grupo de amigas. Não deixe que nenhuma mulher perca sua vida por estar desinformada. Faça o autoexame, consulte seu médico quando tiver dúvidas e, acima de tudo, lute pela sua vida. Vista a camisa contra o câncer e ajude muitas mulheres a vencerem essa doença silenciosa e perigosa. Lembre-se: é importante se prevenir para não ter que remediar. Neste Outubro Rosa, repasse esse gesto! #RINCO #outubrorosa #outubro #prevenção #cuidado #mulheres #cancerdemama #façaautoexame #autoexame #campanhaoutubrorosa #rincorefrigerantes #cuidese @_afrebras #_afrebras #rioverde #rioverdegoias #rioverdego #rioverdegoiás #rioverdenotícias #rioverdeagora @rioverdeagora @exporioverde @rioverdegoias @rioverdedasaboboras @rioverderodeiooficial @rioverde.das.aboboras @rioverde.das.aboboras

A post shared by 𝚁𝚒𝚗𝚌𝚘 𝚁𝚎𝚏𝚛𝚒𝚐𝚎𝚛𝚊𝚗𝚝𝚎𝚜 (@rincorefrigerantes) on

A fábrica Refrigerantes Devito, de Catanduva, a cerca de 385 quilômetros de São Paulo, também aproveitou a mobilização para escrever mensagem de apoio à causa. “Ter consciência é a melhor escolha. A atitude de se prevenir é um toque de amor próprio que faz toda a diferença”, destacou a empresa.

Além da campanha outubro rosa, as empresas de bebidas brasileiras têm apoiado, ao longo deste ano, outras causas nobres da sociedade. No mês passado, confirmando seu importante papel social, indústrias de refrigerantes regionais fortaleceram a campanha do “setembro amarelo”, dedicada à prevenção ao suicídio.