Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

Afrebras 15 anos: ‘Somos a maior associação de bebidas’, diz presidente

Fernando Rodrigues de Bairros destaca história da entidade na defesa de refrigerantes

Por Braian Bernardo| 25/04/2020

O presidente da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), Fernando Rodrigues de Bairros, destacou neste sábado (25) a importância de cada uma das mais de 100 pequenas e médias indústrias associadas para movimentar a economia do país e gerar emprego e renda para milhares de famílias. No mesmo dia em que é comemorado o aniversário de 15 anos da entidade, ele também agradeceu a união dos empresários de bebidas e destacou que a luta por justiça e equidade no setor de bebidas seguirá ainda mais forte, como mostra esta última reportagem da série sobre a celebração da data.

“Hoje, sem dúvida nenhuma, somos a maior associação de fábricas de bebidas, em número de associados, a nível Brasil”, comemora o presidente da entidade. “Temos, em nosso quadro, a grande maioria de refrigerantes, mas também outros segmentos do setor que fazem parte e vem acreditando no trabalho da Afrebras”, explica ele. Ao longo desta semana, o Portal de Bebidas Brasileiras publicou outras cinco reportagens da série sobre o aniversário da entidade, que lembra a realização da primeira assembleia do segmento em Curitiba (PR).

>> Clique aqui e veja a galeria multimídia do Portal de Bebidas Brasileiras!

Bairros destaca a importância da participação de cada um dos associados na construção da história da Afrebras e, principalmente, na aliança dos refrigerantes regionais cada vez mais forte. “Obviamente, todo esse trabalho desenvolvido pela associação não chegaria a nenhum lugar se não fosse o apoio de cada um dos associados e das indústrias que acreditam no trabalho da nossa associação”, diz ele.

“Tenho muito orgulho de contar com a parceria de cada um dos associados em nosso time e a certeza de que, juntos, somos mais fortes para enfrentar as lutas e fazer as nossas pequenas e médias indústrias sobreviverem no Brasil”, disse ele, em mensagem enviada neste sábado aos associados por meio de um cartão (veja abaixo).

Muito mais representatividade

O presidente da Afrebras lembra que, há 15 anos, sem a Afrebras, o segmento de pequenos e médios produtores de refrigerantes não tinha representatividade. “Os pequenos fabricantes de refrigerantes não eram representados. Nesse sentido, a gente aceitava tudo que vinha definido pelas duas grandes corporações”, diz ele, referindo-se à Coca-Cola e Ambev, principalmente. A Afrebras integra e apoia a Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil.

O fortalecimento das pequenas e médias indústrias do país é o principal motivo de luta da Afrebras, que, ano a ano, fortalece o seu trabalho também em defesa do fim das regalias concedidas, pelo governo federal, a multinacionais de bebidas na Zona Franca de Manaus. Com as regalias fiscais, essas grandes corporações burlam a livre concorrência no mercado e prejudicam pequenas e médias indústrias no país.

“Em nenhum momento nessa trajetória de 15 anos, a Afrebras deu um passo para trás”, destaca o presidente da associação. “Encontramos muitos problemas de ordem pública por causa das matérias tributárias voltadas  a interesses das grandes corporações e, ao longo desse tempo, conseguimos mostrar ao poder público e às grandes corporações  que elas não tem razão no que se refere às políticas públicas voltadas para o setor, já que querem, sobretudo, apenas aumentar seus lucros”, critica Bairros.

Luta por setor de bebidas mais justo

Se o Brasil fosse um país menos injusto, desigual e excludente, certamente, pequenos e médios empresários teriam mais oportunidades de crescer no país. “Poderíamos ter feito mais se fôssemos um país mais justo e com menos turbulência. Com um país que entendesse o que é e o que significa a justiça, teríamos feito muitas outras conquistas no setor de bebidas no Brasil, disso não tenho dúvida nenhuma”, afirma o presidente da Afrebras. “A nossa luta é por um país mais justo e um setor de bebidas que tenha mais oportunidades para pequenos e médios produtores se desenvolverem”.

>> Clique aqui e saiba como associar-se à Afrebras!

Bairros também destaca diversos avanços de inovação que a Afrebras realizou, nos últimos anos, para atender melhor aos associados e divulgar suas marcas e produtos. É o caso do Portal de Bebidas Brasileiras, canal oficial de comunicação da entidade com o público em geral, que é acessado por internautas do mundo inteiro. “Hoje, por meio do portal, nossas causas, marcas e produtos são vistos pelo mundo inteiro. Além de internautas do Brasil, pessoas dos Estados Unidos, Canadá, China, Portugal e demais países da Europa acompanham a nossa página na internet”, afirma.

O Portal de Bebidas Brasileiras publicou, nesta semana, outras cinco reportagens na série sobre o aniversário de 15 anos da Afrebras. As reportagens destacaram a luta por justiça, o papel da associação na união dos associados, a garra do presidente, as conquistas citadas por executivos do setor e a consolidação da perseverança da entidade.