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“Fábricas regionais são da casa, são do Brasil. Precisamos valorizar nossa gente”, afirma o diretor da indústria Refrigerantes São José, Lucio Mauro Zanata dos Santos. Ele destaca que, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil, a empresa mantém relação comercial e busca compreender os contratempos enfrentados pelos clientes neste período. O negócio fica em Garça, município localizado a 412 quilômetros de São Paulo.
Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a indústria fortalece a campanha “Compre do pequeno”. A mobilização busca a valorização de produtos regionais, principalmente durante o surto do novo coronavírus do país. Com mais de 891 mil casos confirmados, o Brasil está só atrás dos Estados Unidos (2.159.787) com mais registros da doença.
Santos diz que o desempenho comercial da fábrica e o faturamento do negócio registraram queda de cerca de 30%. Segundo ele, o acesso aos recursos e subsídios anunciados pelo governo é uma das principais dificuldades enfrentadas pela empresa. O executivo de bebidas afirma que o fluxo de caixa foi totalmente alterado por causa dos efeitos do isolamento social e fechamento do comércio imposto pelo governo.
“A tarefa de julgar as informações transmitidas é difícil. As lideranças governamentais estão dispersas e isso provoca insegurança na credibilidade”, critica o diretor.
‘Varejo sofre com a pandemia’
O diretor avalia que, por fazer parte do grupo das pequenas empresas regionais, não chega a se relacionar com o grande varejo. “O pequeno varejo sofre demais com a pandemia. Acreditamos que muitos empresários não voltem a operar”, lamenta Santos.
Segundo o executivo de bebidas, a indústria Refrigerantes São José tem profissionais extremamente dedicados. “Estamos enfrentando essa crise com mais serenidade, mas acabamos sentindo uma diminuição drástica em nossas coberturas”, pondera o diretor.
Santos acredita que o reflexo da queda na atividade econômica ainda está por vir. “Se o isolamento se estender e houver ainda mais retração, precisaremos reorganizar nossas estratégias e rever nossas estruturas operacionais, fazendo o necessário para a continuidade das atividades”, afirma o executivo de bebidas.
O diretor conta que, no início da pandemia, a empresa consultou o setor jurídico para interpretar e avaliar os possíveis riscos provocados pelo isolamento social. Reorganização dos departamentos comerciais, de produção, logística e administração foram algumas das providencias tomadas pela diretoria para lidar redução de jornada e salários, previstos em medidas provisórias do governo, e as férias dos colaboradores.
Várias fábricas de bebidas associadas da Afrebras participam da campanha Compre do pequeno, que chega, nesta edição, na 12ª reportagem. As matérias destacam a importância do comércio local, a relevância das fábricas regionais, a geração de emprego por pequenas e médias empresas, produção de qualidade e preço justo e a participação das indústrias na vida da população e a relação direta das produtoras de bebidas com a comunidade, importância do consumidor e o investimento feito por indústrias de bebidas na região, avaliosa participação da comunidade e a importância do comércio local.